Quais as novas regras sobre a lavagem de dinheiro?

A mesa redonda “Marcos normativos: fintechs, criptoativos e novas regras sobre lavagem de dinheiro”, agendada para segunda-feira (23/3), das 14h30 às 16h, terá a presença já confirmada do Superintendente Geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Alexandre Pinheiro dos Santos (foto).

Na pauta, a abordagem de pontos como a fronteira da tecnologia à luz da nova lei de lavagem de dinheiro, a natureza econômica e a jurídica das cripto currencies e os desafios dos reguladores do sistema financeiro nacional em virtude do aumento do volume negociado com cripto currencies.

Para o moderador da mesa redonda, o perito criminal federal Otávio Allemand, se por um lado as cripto currencies permitem maior inclusão no sistema financeiro, redução de custos e burocracias para realizar pagamentos entre sistemas financeiros de países diferentes, por outro, podem servir como forma de integração e colocação de valores espúrios no sistema financeiro. “Assim, considerando os volumes crescentes das transações com cripto currencies, a discussão entre os reguladores e os adeptos de ativos descentralizados constituem o desafio do século”, explica.

A presença de Santos é um dos destaques do debate. A CVM é responsável por supervisionar as operações no mercado de capitais que envolvem a compra e a venda de ativos. Neste sentido, a discussão da natureza econômica das cripto currencies e a decisão de fiscalização dessas operações é relevante para a criminalística.

 

Quais as novas regras sobre a lavagem de dinheiro?

Você também pode gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *