Palestrantes

THOMAS J. SARGENT

Economista, pesquisador e Nobel de Economia
Thomas J. Sargent nasceu em Pasadena, Califórnia, nos Estados Unidos. Depois de estudar na Universidade da Califórnia, em Berkeley, recebeu o título de Doutor pela Universidade de Harvard, em 1968. Sargent ocupou cargos na Universidade de Minnesota, na Universidade de Chicago e na Universidade de Stanford. É professor da Universidade de Nova York desde 2002. Tido como professor dedicado, é responsável por orientar alunos no ramo da macroeconomia, cuja pesquisa lhe rendeu diversas condecorações ao longo dos últimos anos. Uma delas foi o Nobel de Ciências Econômicas de 2011. Dividiu a honraria com o também economista norte-americano, estudioso de macroeconomia, Christopher Albert Sims. Atualmente, Thomas John Sargent é um dos economistas mais conceituados do mundo. Segundo levantamento do Economics and Finance Research IDEAS/RePEc é atualmente o 15º nome entre os autores do gênero.

Fábio Augusto da Silva Salvador

Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal
Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal. Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), Mestrado em Engenharia Mineral - Departamento de Engenharia Mecânica (1994) e Doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Perito Criminal Federal - Departamento de Polícia Federal, após trabalhar por dez anos como Perito Criminal do Instituto de Criminalística da secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Geologia, Engenharia de Minas, nas quais trabalhou em diversas regiões do Brasil, notadamente na Amazônia, além de Criminalística, com ênfase em perícias de meio ambiente, perícias gerais, caracterização dc minérios, ouro e diamantes.

Marcos de Almeida Camargo

Perito Criminal Federal e presidente da APCF
Perito Criminal Federal desde 1999. Graduado em Farmácia e Bioquímica (UFPR-1998). Pós-graduado em Gestão de Políticas de Segurança Pública (ANP/DPF-2009). Foi chefe de 2003 a 2005 do Serviço de Perícias de Laboratório e de Balística do Instituto Nacional de Criminalística (SEPLAB/INC) e esteve lotado no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado do Paraná de 2005 a 2008. Atual chefe-substituto do SEPLAB/INC, é responsável pelas atividades de projetos. Foi responsável pela área técnica do Setor de Investigação de Desvio de Produtos Químicos da Polícia Federal. Foi responsável pela Central de Fiscalização da Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal. Autor do livro “Farmacologia – Perito Criminal Federal”, publicado pela editora Saraiva.

Otavio Andrade Allemand Borges

Perito Criminal Federal, economista e membro do grupo de perícias da Operação Lava-jato
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Especialização em Econometria junto ao Fundo Monetário Internacional, em IFRS junto à FIPECAFI e em Finanças e Valuation por cursos lecionados pelo Professor Aswath Damodaran. Aprovações nos exames da ANCORD e da ANBIMA CPA20 (2008). Após ter trabalhado por oito anos no mercado financeiro com passagens em fundos de previdência complementar e bancos de investimentos, atualmente é Perito Criminal Federal e membro do Grupo de Perícias Econômicas e Contábeis da Operação Lava-Jato.

David Brassanini

Chefe do hemisfério das Américas - FBI
Sr. Brassanini começou a sua carreira como agente especial do FBI em 1997, onde investigou a contra-inteligência no escritório da Filadélfia e era um membro da equipe de resposta de provas que trabalhou após os ataques terroristas do 11 de setembro de 2001. De 2002-2006, Sr. Brassanini passou Riyadh, Arábia Saudita; e Madrid, Espanha. Sr. Brassanini foi designado ao Brasil como Adido Policial do FBI de 2006 até 2011, quando transferiu-se para o escritório de Memphis para supervisionar a força tarefa de terrorismo. Dois anos mais tarde, o David foi promovido a inspetor adjunto na sede do FBI. Em 2015, o David foi promovido à chefe do hemisfério das Américas, operações internacionais.

Adilson Carvalho

Perito Criminal Federal e mestre em Segurança Pública
Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis; Especialista em Direito Tributário; Especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal; Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania; Professor de Compliance Anticorrupção em Cursos de Pós-Graduação; Palestrante de temas relacionados à crimes financeiros, investigação criminal, instrução processual penal e Criminalística; Perito Criminal Federal, e Autor da obra Criminalística em Perspectiva Autocrítica.

Marina Rossi

PhD em Economia por Yale e pesquisadora da UnB
Possui PhD em economia pela Yale University (2015), mestrado em economia pela Yale University (2012) e graduação em economia pelo Insper (2010). É professora adjunta do departamento de economia da Universidade de Brasília. Tem experiência nas áreas de macroeconomia e microeconomia, com ênfase em modelos dinâmicos de equilíbrio geral e modelos com problemas de informação, taxação ótima e economia do bem-estar.

Rodrigo Soares

Professor da Universidade de Columbia (EUA)
Rodrigo Soares é Lemann Professor of Brazilian Public Policy and International and Public Affairs e Affiliated Professor of Economics na Columbia University. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Crime. Foi ganhador do Prêmio Arrow da International Health Economics Association pelo melhor artigo publicado na área de economia da saúde (2006). Tem artigos publicados em vários periódicos internacionais, incluindo American Economic Review, Journal of Political Economy, American Economic Journal: Applied Economics e Journal of Development Economics. Rodrigo obteve seu Ph.D. em economia na Universidade de Chicago em 2002, sob a orientação de Gary Becker.

Luiz Roberto Beggiora

Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas
Formação: Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Curso de extensão “Succeeding as a Supervisor” pela Carl Vinson Institute of Government – University of Georgia. Experiência Profissional: Assessor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná de 1995 a 2000; Procurador da Fazenda Nacional desde o ano de 2000 exercido a função de Procurador-Chefe no Paraná entre 2008 e 2009 Coordenador-Geral de Grandes Devedores e Diretor do Departamento de Gestão da Dívida Ativa da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional em Brasília - de setembro de 2009 a dezembro de 2015 Supervisor do Grupo de Atuação Especial no Combate à Fraude à Cobrança e à Execução Fiscal no âmbito dos Estados do Paraná e Santa Catarina – Gaefis09 (Portaria ConjuntaSRRF09/PRFN4-PR nº 1, de 23 de fevereiro de 2017) Coordenador Nacional do Núcleo de Consultoria e Atuação em Matéria Penal da Força Tarefa Operação Lava Jato instituída pela Portaria PGFN nº 663, de 29 de junho de 2016. Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, de janeiro de 2019 aos dias atuais.

Clênio Guimarães Belluco

Perito Criminal Federal e diretor de administração da SENASP
Perito Criminal Federal. Foi Diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Formado em Economia e Mestre em Administração Pública, participou de diversas perícias financeiras, especialmente nos casos Banestado, Mensalão e Lava Jato (STF). É Diretor de Administração da SENASP.

Joana Pereira

Diretora do FMI no Brasil
Joana Pereira é Representante Residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) no Brasil. Anteriormente, ela ocupava o cargo de Economista Sênior no Departamento Europeu do FMI, como parte da equipe responsável pelo acompanhamento econômico da Alemanha, após desempenhar funções também nos Departamentos de Assuntos Fiscais e para o Hemisfério Ocidental. Antes de trabalhar no FMI, Joana Pereira era pesquisadora na Erasmus University, em Roterdã (na Holanda). Ela obteve o seu Doutorado e Mestrado em Economia no Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália) e Licenciatura também em Economia na Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Alexandre Pinheiro dos Santos

Superintendente Geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Superintendente Geral (Chief Operating Officer) e ex-Procurador-Chefe da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Procurador Federal. Ex-Advogado da Bolsa do Rio. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getulio Vargas. Professor de Direito Empresarial e do Mercado de Capitais. Autor de livros e artigos. Co-Chair do Comitê de implementação da Convenção de Genebra sobre valores mobiliários intermediados (Geneva Securities Convention). Membro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA. Primeiro Coordenador do Termo de Cooperação da CVM com o Ministério Público Federal - MPF, atuou diretamente no trabalho que precedeu a assinatura dos pactos de cooperação da CVM com o MPF e a Polícia Federal.

Sólon Cícero Linhares

Pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra e especialista em Direito Penal Econômico
Pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra/POR Pós-doutor em Direito pela Universidade degli Studi de Palermo/ITA Pós-doutor em Direito pela PUCPR (em andamento) Autor da obra Confisco Alargado de Bens, 2 ed. Revista dos Tribunais, 2019 Autor das obras Confisco de Bens, 2016 e Confisco Alargado de Bens, 2ed. 2019, ambas publicadas pela RT.

Fabio Malina Losso

Advogado PhD e pesquisador da Universidade de Chicago (EUA)
Fabio Malina Losso : Doutor em Direito Civil, com distinção, pela Universidade de São Paulo. É Visiting Scholar na Universidade de Chicago. Foi Presidente do Conselho Internacional do Reitor da Harris School of Public Policy Research da University of Chicago, onde atualmente é membro fundador do The Harris Council. Foi, anteriormente, Visiting Scholar e Associate Researcher, na Universidade de Chicago. É sócio de Losso Advogados e atualmente integra os Conselhos de Administração do Banco da Amazônia, CHESF e Eletronuclear.

Vinícius Teixeira da Silva

Escrivão de Polícia Federal e especialista em Supercomputação
Graduado em Matemática na UFRGS, Especialista em Engenharia de Sistemas, Certificações Oracle DBA I, Oracle DBA II, Oracle SQL Tunning, Oracle Partitioning, Oracle Restore & Recover, cursou Mestrado em Matemática Aplicada na linha de pesquisa de supercomputação na UFRGS. Atuou como DBA em instituições bancárias públicas e privadas. Atualmente é Escrivão de Polícia Federal e principal desenvolvedor do primeiro sistema analítico de investigação da Polícia Federal.

Cezar Eduardo Ziliotto

Advogado e especialista em auditoria contábil
Possui graduação em ciências jurídicas pela Universidade Federal do Paraná(1995), especialização em Especialização em Auditoria Contábil pela Faculdade Católica de Administração e Economia(1997), Professor Assistente - Centro Universitário FAE (2000-2008), Diretor Jurídico da Companhia de Saneamento do Paraná(2007-2011), Diretor Jurídico da Itaipu Binacional (2011-2019), atualmente Advogado.

Ciro Avelino

Secretário Adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia
Ciro Avelino é secretário adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia. Possui graduação em Design pela Universidade Salvador e MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre outras experiências, foi assessor e secretário adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Cristiano Cunha

Perito Criminal Federal e especialista em projeto e aplicação de redes de comunicação
Perito Criminal Federal da Polícia Federal. Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2019) e especialização em Projeto e Aplicação de Redes de Comunicação pela Universidade de Brasília(2003). Foi diretor técnico do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia por 11 anos. Tem experiência em governança de TI e nas áreas de Desenvolvimento de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores, Sistemas Espaciais e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados PostgreSQL+PostGIS e Oracle, geoprocessamento, programação distribuída, programação web com PHP5, programação C/C++/Java e redes Linux.

Maurício Valeixo

Diretor-geral da Polícia Federal

 

Francisco Otavio

Repórter do Jornal O Globo
É repórter do Jornal O Globo e professor de jornalismo na PUC-RJ. Iniciou a carreira em 1985, na Última Hora, passou pela sucursal do Rio do Grupo Estado, produzindo reportagens para O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Agência Estado, e, em 1997, transferiu-se para O Globo, cobrindo Política. Ganhou sete vezes o Prêmio Esso.

José Luiz Rossi Júnior

Economia Economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Possui graduação em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1998) e doutorado em Economia - Yale University (2005). Atuou como pesquisador no IPEA, economista no Banco Itaú e professor associado em tempo integral - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Atualmente, é Economista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenador do Mestrado professional em economia do IDP. Tem experiência nas área de Economia e Finanças, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Finanças internacionais, Finanças, Finanças Corporativas e Macroeconomia.

André Wasilewski Duszczak

Juiz Federal. 1ª Vara Federal de Ponta Grossa
André Wasilewski Duszczak. Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC/PR). Mestre em Direito comparado pela Cumberland School of Law (Samford University/EUA). Professor e Diretor da Escola da Magistratura Federal do Paraná (ESMAFE/PR). Juiz Federal. 1ª Vara Federal de Ponta Grossa. Doutorando em direito do Estado pela UFPR

Katia Brembatti

Repórter da Gazeta do Povo
Katia Brembatti é formada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg/PR) em 2001 e mestranda em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo. Começou na carreira como repórter de Política no Jornal da Manhã (PR), de Ponta Grossa. Desde 2004 trabalha no jornal Gazeta do Povo (PR) e desde 2013 é professora de Jornalismo da Universidade Positivo. Ganhou o Prêmio de Jornalismo da AMB, o Prêmio Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, o Grande Prêmio Esso de Jornalismo, o Prêmio Latinoamericano de Periodismo de Investigación do Instituto de Prensa y Sociedad y Transparencia Internacional, além dos prêmios Sangue Bom, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, nas categorias Veículo Impresso e Televisão. Também já venceu três categorias do prêmio Sescap-PR, com reportagens sobre meio ambiente, e ficou em terceiro lugar no Prêmio SOS Mata Atlântica. Katia Brembatti é formada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg/PR) em 2001 e mestranda em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo. Começou na carreira como repórter de Política no Jornal da Manhã (PR), de Ponta Grossa. Desde 2004 trabalha no jornal Gazeta do Povo (PR) e desde 2013 é professora de Jornalismo da Universidade Positivo. Ganhou o Prêmio de Jornalismo da AMB, o Prêmio Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, o Grande Prêmio Esso de Jornalismo, o Prêmio Latinoamericano de Periodismo de Investigación do Instituto de Prensa y Sociedad y Transparencia Internacional, além dos prêmios Sangue Bom, do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, nas categorias Veículo Impresso e Televisão. Também já venceu três categorias do prêmio Sescap-PR, com reportagens sobre meio ambiente e ficou em terceiro lugar no Prêmio SOS Mata Atlântica.

Ricardo Uceda

Jornalista e diretor do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS)
Ricardo Uceda é jornalista desde 1974. Dirigiu investigações jornalísticas emblemáticas no Peru, incluindo a que descobriu os crimes do Grupo Colina, uma equipe do Exército dedicada a execuções extrajudiciais nos anos 90, e a falsificação de um milhão de assinaturas nas eleições de 2000. Foi diretor do jornal Yes e chefe da Unidade de Pesquisa do jornal El Comercio. Em 1994, ganhou o Premio Libertad de Prensa del Comité de Protección de Periodistas (Prêmio da Liberdade de Imprensa do Comitê de Proteção a Jornalistas) de Nova York. Em 1999, ele foi considerado Herói da Liberdade de Imprensa pelo International Press Institute. Em 2000, a Universidade de Columbia lhe concedeu o Premio María Moors Cabot. Dirige o Instituto Prensa y Sociedad, IPYS, um centro reconhecido para a promoção do jornalismo investigativo na América Latina. Ele publica uma página semanal de crônicas e análises no jornal La República. É o autor de Muerte en el Pentagonito (Planet, 2004), um livro de pesquisa sobre crimes de militares e subversivos peruanos.

Jeremy Michaelis

Agente Especial FBI
O Agente Especial Michaelis é Adido Adjunto da Unidade Internacional de Corrupção do FBI

Erich Adam Moreira Lima

Perito Criminal Federal
Graduado em geologia e mestre pela Universidade de Brasília, na temática de geoquímica e geocronologia. Desde o ano de 2014, ocupa o cargo de Perito Criminal Federal da Polícia Federal, tendo sido lotado no Setor Técnico Científico do estado do Tocantins até o ano de 2019. Atualmente, ocupa a chefia da Unidade de Gestão Estratégica da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (UGE/DICOR/PF), sendo responsável pelo acompanhamento do planejamento estratégico, além do gerenciamento do portfólio de projetos institucionais. Tem experiência profissional nas áreas de extração mineral irregular, gemologia, poluição hídrica e sensoriamento remoto.

James Walker Jr

Presidente do Instituto Brasileiro de Compliance - IBC
Presidente do IBC – Instituto Brasileiro de Compliance; Advogado Criminalista; Auditor Líder em Compliance; Professor de Direito Penal, Processual Penal e Compliance desde 1994 em universidades do Rio de Janeiro; Professor da Pós-graduação em Compliance da FGV Direito Rio, da Pós-graduação em Compliance da FDV – Faculdade de Direito de Vitória (ES); da Pós-graduação em Direito Penal Econômico do IBMEC; Membro da Comissão Antissuborno ABNT/CEE-278; Especialista em Direito Penal e Compliance pela Universidade de Coimbra – Portugal; Especialista em Corporate e Criminal Compliance pela Fordham University – NY; Doutorando em Ciências Jurídicas pela UAL – Universidade Autônoma de Lisboa – Portugal; Catedrático da Academia Nacional de Economia (cátedra 155); Presidente da Comissão de Anticorrupção e Compliance da OAB Barra RJ; Presidente da ABRACRIM-RJ Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas; Membro do IBCCrim – Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; Autor de Diversas Obras Jurídicas; Palestrante e Conferencista em diversos cursos, seminários e congressos; Sócio do Escritório Walker Advogados Associados.

João Costa Neto

Juiz do TJSP e Juiz Auxiliar do STF
É doutor e mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando em Direito Público pela Humboldt-Universität zu Berlin. Mestre em Direito Romano pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e professor da Faculdade de Direito da UnB. É Juiz Auxiliar em gabinete de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO BRONZE

Apoio

Realização

Organização