Charles Rodrigues Valente conduzirá mini-curso Inferência lógica nas provas de crimes financeiros

O engenheiro eletrônico Charles Rodrigues Valente conduzirá o mini-curso intitulado Inferência lógica nas provas de crimes financeiros, realizado de 12 a 14 das 13h30 às 17h30, inserido na programação do 1º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros.

Graduado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1990), Valente atua desde 2002 como perito criminal federal na área de exames em material de áudio e vídeo, sistemas de telecomunicação e equipamentos eletrônicos. Com 12 horas de aula, o mini-curso é dividido em sete partes: Criminalística e Ciência, Inferência dedutiva e indutiva, Raciocínio de plausibilidade nas perícias contábeis e financeiras, A formalização do raciocínio lógico, O paradigma da LR, Falácias e erros comuns na aplicação pericial da probabilidade e As conclusões de laudos contábeis e financeiros: conclusões categóricas.

“Queremos auxiliar os peritos a realizar os exames na área contábil-financeira, bem como elaborar as respectivas conclusões de laudos, de maneira compatível com o método científico e o papel da perícia criminal na cadeia de persecução penal”, fala Valente. Além disso, o mini-curso tem a proposta de ajudar os solicitantes e os destinatários das perícias a entenderem corretamente a natureza da prova pericial e a interpretar as conclusões dos laudos; bem como incentivar o aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos da Criminalística, despertando a atenção para os desafios metodológicos que atualmente se apresentam às chamadas Ciências Forenses.

Charles Rodrigues Valente conduzirá mini-curso Inferência lógica nas provas de crimes financeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *